Odontopediatria

  A atuação inicia-se com a gestante, orientando-a quanto aos cuidados com a sua saúde bucal e a do bebê que está para chegar. Depois, deve prosseguir com o acompanhamento do bebê, desde o aparecimento dos primeiros dentinhos, continuando por toda a infância, até a adolescência, fazendo com que esse paciente chegue à vida adulta com um sorriso saudável, sem medo do tratamento odontológico.

  Na fase da infância e adolecência a incidência de cáries é bem maior. A higienização precisa de reforço e supervisão dos pais, junto com o trabalho do dentista infantil, que detecta quando surgem os primeiros indícios de cavitação, cáries entre os dentes ou cáries iniciais.

   Nosso trabalho em equipe com os pais realizando a prevenção e averiguando periodicamente com procedimentos simples e de baixo custo como os selantes e as limpezas que removem a placa bacteriana causadora da cárie.

  O sucesso do tratamento depende de uma boa comunicação entre o dentista com a criança e com o núcleo familiar, pois um vínculo de confiança mútua deve existir para que os ensinamentos do consultório sejam vividos no seu dia-a-dia, podendo assim crescer saudável, feliz com um sorriso impecável.

 

Dentes sadios e íntegros com consciência da importância de cuidar desde criança!

Condicionamento Infantil Humanizado

   Durante a consulta odontopediátrica antes de realizar o plano de tratamento, fazemos a apresentação do consultório à criança de forma lúdica. Uma abordagem divertida, onde a criança manipula todos os equipamentos e aparelhos que serão usados no tratamento. Desta forma, Faz com que a criança tenha um preparo psicológico para não ter receio das situações desconhecidas.
    O ambiente que proporcionamos é humanitário e bem atrativo, com brinquedos, livros de leitura, desenhos para colorir e brindes ao final da consulta, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
    Os hábitos saudáveis, como ir ao dentista infantil ou ao pediatra na infância, são interpretados pela criança como uma experiência agradável e normal. Quando diminui a frequência dos atendimentos a criança pode estranhar, ou até mesmo esquecer, mas sempre será positiva sua experiência desde que não compareça com dor.
    Traga as crianças de 3 em 3 meses, pois, quanto mais cedo o contato com o odontopediatra, mais positiva será sua experiência evitando assim, traumas ou situações que os adultos vivenciaram no passado, porque a criança deve vivenciar a experiênca dela, e o acompanhante responsável que estiver com ela na consulta deve reforçar sempre que será uma experiência positiva ir ao dentista. A odontologia infantil atual é voltada para a prevenção, evitando assim situações de medo subjetivo, ou seja, o medo que a criança ouviu falar sem ter vivenciado nenhuma experência adversa.
    Evite falar de dor, anestesia, agulhas e outras coisas que muitas vezes nem serão necessárias no atendimento, principalmente em uma primeira consulta de condicionamento infantil, onde a criança está se familiarizando com o ambiente odontológico, para que posteriormente ela deixe realizar os procedimentos que forem necessários minimizando uma possível insegurança. Apenas diga que vai levar em um amigo para ver os dentinhos e que vai ser divertido e deixe que elas vivenciem uma experiencia sadia e benéfica e tudo depende de uma dedicação ampliada que irá influenciar de maneira benéfica no condicionamento infantil.
     Os pais se surpreendem ao chegarem no consultório e verem um ambiente totalmente voltado para as crianças,coisa que não havia antigamente e hoje é uma realidade que facilita muito a conduta do profissional.

Programa de Prevenção

  Em nosso Programa de  prevenção Infantil, trazemos muita informação aos pais para lidarem com cada etapa da criança, conforme a sua idade, modificando hábitos nocivos e alterando de forma salutar a rotina da criança.
   Através da repetição a criança aprende a fazer uma correta higienização dos dentinhos, que bem motivada, em conjunto ao tratamento proposto para cada caso, resulta no sucesso do tratamento Preventivo.

Prevenção dá Resultado: Saúde Bucal dos seus Filhos e o Sorriso deles em Agradecimento