Canal, Endodontia infantil

O tratamento endodôntico é necessário quando a cárie atinge em profundidade o dente, contaminando a polpa e as bactérias são disseminadas pela raiz e pelos vasos sanguíneos na região do periodonto, próximo ao dente permanente. A contaminação pulpar causa dor e inchaço do rosto, podendo formar um abcesso. Em alguns casos, o paciente pode não apresentar dor, porém pode estar com lesão no ápice da raiz ou no teto da cavidade pulpar com comprometimento pela cárie, sendo apenas questão de tempo para começar a doer. Quando o paciente já apresenta sintomatologia dolorosa, dificulta o condicionamento infantil da criança e a anestesia pode pegar de forma parcial, muitas vezes sendo necessário medicar a criança antes de realizar a terapia endodôntica.

O diagnóstico se inicia com a radiografia e se confirma com a parte clínica na remoção total de cárie, que quando compromete os tecidos pulpares pode modificar o Plano de Tratamento, que inicialmente era conservador para uma conduta endodôntica invasiva na região pulpar, sendo a última chance de fazer com que o dente de leite permaneça na boca da criança de maneira assintomática, com a região periapical descontaminada, cumprindo sua função mastigatória e guardando espaço para a erupção posterior do dente permanente.

É de fundamental importância a terapêutica medicamentosa ministrada pelos pais, que ajudará o organismo a combater a infecção e inflamação local.

No tratamento de canal, é necessário o acompanhamento radiográfico trimestral, uma vez que o material é reabsorvível pela raiz. A resposta do organismo de cada criança é de um jeito, dependendo do prognóstico do caso, é necessário retratamento.

Os pais devem ficar atentos, pois os dentes tratados endodonticamente podem sofrer recidiva de cáries quando não é realizada a higiene adequada na região entre os dentes com o fio dental, tendo assim uma nova contaminação da polpa ou queda da restauração, piorando cada vez mais o prognóstico do caso e levando assim a sucessivos retratamentos, na tentativa de manter este elemento dental com saúde até a erupção do permanente.