
Erosão nos dentes
A erosão é a perda da estrutura do esmalte dental, por ação química de ácidos que dissolubilizam e desmineralizam a primeira camada de proteção dentária, o esmalte iniciando manchas brancas que se tornam cavidades amareladas quando atingem a dentina. È um processo crônico que inicia-se na infância com o consumo de refrigerantes e açúcares que fermentam e tornam o meio ácido bucal propiciando a erosão e a desmineralização e com o acumulo de placa bacteriana no nicho formado pode causar a cárie também associada ao dano inicial da erosão.

Quelite angular
A quelite angular é uma inflamação labial na região da comissura ou canto da boca, deixando esbranquiçado o ângulo da boca, com eritema, pruído, e fissura de forma triangular, bilateral e podendo progredir para crostas amareladas, que descamam e formam tecido de granulação, sem sangramento, mas com ardência.

Tórus palatino
Aumento da parte óssea na maxila na região atrás dos incisivos superiores, observado principalmente em pacientes edêntulos que precisam de reabilitação protética da região superior com próteses parciais ou totais.

Amigdalite
Caracterizada por uma inflamação aguda da amigdala, iniciando a princípio com a sensação de aspereza, ardência ou queimação, que se torna mais evidente na deglutição da criança de saliva e alimentos. Causa comportamento irritável nas mamadas ou nas refeições com falta de apetite e choro. Pode apresentar tosse ou pigarro para limpar a garganta com maior frequência. Em geral o volume das amigdalas e adenoide se mostram aumentadas no período da crise, dificultando a respiração, fazendo ruído ao dormir, tem sono agitado e roncando bastante.