Amelogênese imperfeita

Amelogênese Imperfeita

Durante a formação do esmalte dos dentes decíduos podem sofrer alteração de desenvolvimento na estrutura dental, apresentando alguns tipos de manifestações clínicas que não podem ser prevenidas, pois são hereditárias e devem ser corrigidas por motivo estético ou funcional.

A origem genética da anomalia, em sua formação pode surgir a partir de algum defeito originário da matriz no esmalte dental e o paciente normalmente se incomoda principalmente pela sensibilidade dental pela exposição dos canalículos dentinários ou pelo defeito estético.

Quando a má formação da amelogênese imperfeita está no conteúdo proteico e mineral, atingindo dentes posteriores, pode causar perda da dimensão vertical e será necessário levantar a mordida do paciente com restaurações nos dentes posteriores dos dois lados.

A odontopediatria evoluiu bastante e pode proporcionar um tratamento seguro e satisfatório através do uso de resinas compostas reconstituindo a estética e principalmente a função dos dentes das crianças na maioria dos casos, a manutenção se faz necessária para maior longevidade clínica das reabilitações propostas prezando por uma higienização com o uso do fio dental conforme orientação de higiene passada na primeira consulta.

A chance de insucesso está diretamente relacionada ao paciente infantil que se esquecem de que o dente é de resina e mordem pirulitos e balas fraturando a peça de resina colocada no dente.