
Língua Pilosa
Língua pilosa
A língua quando tem um crescimento das papilas filiformes, normalmente na parte dorsal com filamentos e alteração da flora bacteriana ou fermentação de detritos pelo uso de antibióticos, pigmentando a superfície papilar com bismuto.
A língua pilosa pode apresentar uma coloração negra pigmentada pelo uso do tabaco, café, chá, chimarrão. A hipertrofia papilar causa uma aparência de língua peluda, quando as papilas gustativas começam a crescer e se esticar se assemelhando com fios de cabelos. O uso de antibióticos como a amoxicilina e azitromicina pode modificar o equilíbrio normal de bactérias favorecendo o início do processo de crescimento.
Mais frequente encontrada em homens portadores de HIV, usuários de drogas, pacientes de radioterapia em regiões da cabeça e pescoço. Não possui sintomatologia dolorosa, pode causar náusea ou cócegas na região posterior da língua e uma espécie de sabor metálico e mau hálito. Pode estar combinado com candidíase causando ardência na região lingual lateral.