
Xerostomia
A saliva tem muitas funções no nosso organismo e a falta de salivação, conhecida por xerostomia pode acarretar alguns prejuízos ao paciente que percebe que tem a boca seca, podendo causar dificuldades digestivas, de falar, proporciona halitose, o paciente vai demorar mais tempo durante a mastigação para formar o bolo alimentar, e quando não há presença do efeito de proteção salivar pode causar muitas cáries e a mucosa da boca, com seus tecidos moles pode ficar mais susceptível a infecções gengivais e periodontais. Na língua, as papilas tem aumento e pode apresentar fissuras, rachaduras e sensibilidade com ardor e queimação pela falta de lubrificação da superfície do dorso da língua.
O volume da salivação pode ultrapassar um litro por dia e principalmente a noite sofre redução pela diminuição da atividade do organismo, mas não chega a ser uma xerostomia, A principal função da salivação que fica deficiente na xerostomia é a produção de anticorpos, enzimas e na neutralização da acidez da boca.
Quem pode ter a boca seca? Quais são os fatores que favorecem? Principalmente os pacientes com alteração da composição salivar, com ingestão inadequada de líquidos (desidratação), respiração bucal, doenças sistêmicas e metabólicas, deficiência na higiene bucal e estresse.
O tratamento é no sentido de aliviar os sintomas, melhorando a higiene bucal do paciente, estimulando o aumento do fluxo salivar com o uso de chicletes, e por fim se não obtiver resultado desejado com a reabilitação das glândula salivares, recomendamos iniciar o uso de saliva artificial.