ranula

Ranula

A rânula é uma resposta do organismo frente a um traumatismo na região sublingual, com inchaço na região das glândulas que formam a saliva nesta região podendo, em alguns casos, romper o ducto da glândula sublingual.

O aspecto da lesão se assemelha com um papo de um sapo e por ser em uma região muito sensível do soalho da boca, causa um grande desconforto pelo tamanho da bolha que forma e o movimento normal da língua para falar faz compressão na rânula exacerbando ainda mais a sintomatologia dolorosa.

A rânula pode se iniciar também pelo entupimento da glândula salivar (sialolitíase) ou por origem infecciosa, através da cristalização dos sialolitos causando obstrução da passagem da saliva e aumentando o volume do tecido adjacente.

O tratamento é cirúrgico e realizado por um semiologista, o procedimento é conhecido por marsupialização da lesão bolhosa fazendo a exérese da parte superficial e preservando a parte do assoalho. O pós-operatório é bem desconfortável para o paciente pois a cicatrização é por segunda intenção e não requer sutura o procedimento é simples e rápido porém em crianças bem mais complicado caso a anestesia tenha efeito parcial e por se tratar de uma região onde  pele é bem fininha e requer muita destreza do cirurgião que estiver operando.