varíola

Varíola

É uma doença infecciosa aguda, epidêmica, que se destaca por ser a mais grave doença exantemática dentre as doenças eruptivas é a que apresenta maiores índices de mortalidade.

Causada por vírus dentro do citoplasma das células, são muito resistentes, resistem a desinfetantes comuns, porém são sensíveis aos agentes oxidantes como o permanganato de potássio e quando submetidos a temperatura de 55°C por 30 minutos.

O vírus se encontra no ar, nas secreções, nas crostas e nas roupas, não necessitando contato para transmissão. Multiplicam logo após entrar no organismo pela corrente sanguínea, dando origem as erupções cutâneas e pústulas.

O período compreendido entre o contágio e o início dos primeiros sintomas é em média de 9 a 13 dias. O exantema tem início na cabeça, braços e mãos, descendo para o tronco e membros inferiores, ocasião em que surge o enantema com erupção das mucosas da boca e faringe.

A evolução das lesões, que inicialmente são manchas (máculas) que rapidamente se tornam salientes (pápulas); esta em 2 ou 3 dias evoluem para vesículas, as quais passam a pústulas, quando em geral, ocorre nova elevação da temperatura. Depois de oito dias do início do exantema começam a surgir as crostas que substituem as pústulas, e caem em 3 semanas.

A vacinação pode apresentar sintomatologia em crianças de eritema e tem validade de 5 anos.