Rubéola

Rubéola

A rubéola é uma doença infecciosa, benigna, e que geralmente na infância tem como manifestação uma erupção.

Nos adolescentes e nos adultos existe, antes da erupção, um período de manifestações próprias das doenças infecciosas, como: mal estar, arrepios de frio, dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta, tosse, falta de apetite.

A erupção é constituída por manchas róseas, pálidas, pequenas, que aparecem inicialmente na face e pescoço e depois atingem tronco e os membros. Pode confluir e formar grandes placas. Esta erupção ao contrário do sarampo, quando surge nos membros, em geral já desapareceu da face.

Os gânglios linfáticos tornam-se aumentados, de vários tamanhos, dolorosos quando palpados, na região atrás da orelha, podem se apresentar tumefeitos e também nos gânglios das regiões sub occiptais e cervicais.

O doente com rubéola é contagiante 2 a 3 dias antes de apresentar erupção, durante erupção e mais 4 dias após o aparecimento. O principal material infectante é constituído pelas secreções do nariz e da garganta, que o doente eliminar sob a forma de pequenas gotículas.

A doença evolui normalmente na quase totalidade dos casos, mas há referencias a casos raros que não teve o mesmo curso, sem explicação plausível. Notaram complicações no sistema nervoso, artrites e hemorragias.

A rubéola é perigosa durante a gravidez podendo prejudicar tecidos em desenvolvimento, causando lesões difusas no sistema nervoso, retardo mental, defeitos oculares, defeitos auditivos e malformações cardíacas. Felizmente existe vacinação contra esta moléstia.