Constipação Intestinal

Constipação Intestinal

A prisão de ventre , obstipação ou constipação intestinal está relacionada com a dificuldade de evacuar, esforço para eliminação das fezes acompanhado de sofrimento, fezes endurecidas com consistência aumentada, reduzindo o número de evacuações com intervalo de tempo entre uma e outra maior que 24 horas ou em geral 36 e 48 horas.

Tanto as crianças de poucos meses de idade, como as crianças de maior idade podem apresentar constipação intestinal, que pode ser acompanhada de cólica e dor por ocasião da saída do bolo fecal.

As causas mais comuns de prisão de ventre em crianças podem ser repentinas em intestino normal de caráter momentâneo. Quando de forma crônica, perdurando bastante tempo, instalando-se gradualmente.

Algumas doenças febris podem causar inapetência, ingerindo menos quantidade de alimentos, perdendo mais líquido pelo suor da sudorese, ressecando o bolo fecal. A alimentação insuficiente, dá menor volume de resíduos e alimentos proteicos e frutas como a goiaba também são de ordem obstipante.

Certas doenças causam obstrução ao transito das fezes na luz intestinal, devendo manter o pediatra informado do problema para investigar as possíveis causas de lombrigas, volvo intestinal, invaginação intestinal, encarceramento de hérnia. A desnutrição, anemia, hipotireoidismo, raquitismo, encefalopatia crônica também podem alterar o funcionamento intestinal deixando preguiçoso.

A prisão de ventre crônica pode ser hereditária, vinda de outra pessoa da família, mas também relacionada com fator da dieta, psíquica em virtude da preocupação excessiva com o ritmo da evacuação do filho, superproteção,exigir excessiva limpeza e excesso de pudor podem causar constipação.

A prisão de ventre deve ser combatida sempre e os supositórios de glicerina são muito eficazes para estimular o reflexo da exoneração. A lavagem intestinal e os laxantes são alternativas utilizadas pelos pediatras. Recomendamos tentar modificar a alimentação utilizando o leite materno, lactose, sacarose, aveia, alimentos ricos em celulose como verduras, legumes, tubérculos e raízes. Evite alimentos com ação obstipante: leite de vaca, farinha de cereal, queijos principalmente a ricota, feijão, soja, ervilha, lentilha, ovo, gelatina, maça e banana –maça. Algumas crianças podem apresentar obstipação com o uso de alimento de efeito laxante e vice- versa. Verifique sempre cuidadosamente as causas e procure atendimento médico sempre que julgar necessário.