
Dente De Leite E Dente Permanente
Qual a principal diferença entre o dente de leite e dente permanente? Principalmente podemos considerar seu tamanho e sua formação e tendo em vista que o dente de leite é a primeira dentição a ser trocada e a dentição permanente, chega a ser mista quando em período de troca dos 7 aos 13 anos.
Na dentição mista consideramos a fase do patinho feio, com dentes grandes e pequenos na região anterior, juntos dando um aspecto bem estranho, porém passageiro. Os dentes posteriores vão dar lugar aos pré-molares que nascem na frente do molar permanente e por último são trocados os caninos e nascem os segundos molares permanentes terminando a dentição definitiva na fase da puberdade da criança.
Os dentes de leite tem uma camada mais fina de esmalte, polpa volumosa, sulcos oclusais salientes, e podem se dispor com espaços entre si ou não.
Os dentes permanentes, vão aparecendo a partir dos 7 anos da criança, também vão terminando de formar o ápice de suas raízes após terem sido erupcionados e completam sua maturação com o passar dos anos conforme o crescimento mandibular e facial de cada indivíduo.