Boca

Boca

Os dentes e a língua são as principais estruturas da boca. O dente se divide nas seguintes partes: a  de cima chamada de coroa( esmalte e dentina), e a de baixo: periodonto e raiz (polpa, ligamento periodontal,cemento, osso alveolar e gengiva).

Possuímos duas dentições, a primeira é conhecida como de leite ou decídua, formada até os 3 anos totalizando 20 dentes 10 na mandíbula e 10 na maxila. A segunda dentição é permanente, formada dos 6 aos 12 anos no período de dentição mista, onde caem os de leite que são menores, mas guardam espaço para os permanentes, que ficaram por toda a vida. Aos 21 anos nasce o último dente molar e finaliza o crescimento mandibular na fase adulta. Totalizando 32 dentes 16 inferiores e 16 superiores.

O esmalte dental é a primeira camada mais externa do dente, mineralizada e com a consistência mais dura que a dentina, que vem logo abaixo do esmalte, sendo a região que provoca sensibilidade e serve de proteção para a polpa, que fica no centro do dente, composta de vasos sanguíneos e nervos que emitem sensações cerebrais.

O ligamento periodontal prende com suas fibras o dente no osso alveolar. O cemento forma uma camada de proteção na raiz realizando função amortecedora junto com os ligamentos. A gengiva tem função de proteção térmica do dente, e quando ela retrai causa sensibilidade dental na dentina exposta. A gengiva tem um espaço entre os dentes para ser limpa e não se inflamar, causando sangramento e mudança de coloração.