
Orientação Aos Pais
Para ter uma boa saúde bucal, nossos filhos precisam de um cuidado especial por parte dos pais. No momento da higienização a integração familiar equilibra a parte emocional da criança e faz com que ela se sinta mais confiante e motivada para seguir a nova rotina de uso do fio dental.
Todas as crianças encaram a manipulação da boca uma invasão e se sentem incomodadas, porém, é fundamental durante a verificação da boca, desde antes do nascimento dos dentinhos, limpar friccionando a região para remover grumos da amamentação do lactante e iniciar desta forma um condicionamento do bebê frente a manipulação de sua boquinha.
Quando nascem os primeiros dentinhos, a limpeza já é feita com o fio dental na região entre os dentes. Quando a criança já tem os molares ela praticamente já estará acostumada a mexer em sua boca e limpar onde precisa.
Quando a criança não teve esse cuidado é bem provável que já esteja apresentando problemas bucais e a mãe encontra resistência para realizar a escovação e não faz o uso do fio dental. Iniciar uma rotina com a implementação do uso do fio dental é a maneira mais garantida de modificar a falta de higiene apresentada anteriormente e iniciar um hábito saudável para toda a família, que também está convidada a participar deste momento junto com os filhos.