
Pacientes Bonzinhos
O que seria um paciente considerado bonzinho? Muitas crianças demonstram que tem boa colaboração quando principalmente estão em sua primeira consulta odontológica, ainda não vivenciaram experiências adversas em outros consultórios e apenas estão descobrindo coisas novas no ambiente odontopediátrico por si só, sem influencia externa ou sugestão de procedimentos que muitas vezes não irão acontecer por não haver necessidade ou por existir técnicas mais modernas, otimizando o tempo da consulta que facilita a aceitação da criança, tendo assim uma boa colaboração.
Crianças que tem pais permissivos, na rotina de suas vidas estão acostumadas a ficarem a vontade demais e precisam ser pontuados quanto aos limites e explicar sobre a hora de brincar e a hora do atendimento, devido nosso ambiente ter muitas distrações, como: brinquedos, jogos, desenhos, etc.
A condução do atendimento é o fator mais importante no condicionamento infantil, e utilizamos o controle de voz para alterar qualquer circunstância adversa, ressaltando sempre a colaboração e sugestionando situações positivas ao invés de coisas que não pretendemos que aconteça. O apoio dos pais é sempre bem vindo, porém em alguns casos que percebemos que a presença do responsável está modificando o comportamento da criança, e com isso começar a fazer birras, dengos e tentar iniciar um jogo psicológico para convencer os pais de tirarem da situação, costuma ser muito normal esse tipo de comportamento, porém a condução deve continuar por parte da nossa equipe que já está devidamente treinada para lidar com tal situação, devendo os responsáveis aguardar na sala de espera e quando necessário serão solicitados.
O Paciente infantil possui suas características pessoais e como todo ser humano precisa ser avaliado na sua individualidade, costumamos reparar desde a primeira consulta a atitude comportamental de cada um, para saber o grau de dificuldade que iremos enfrentar para solucionar os problemas bucais, que muitas vezes já são bem graves, dificultando que haja devida colaboração e o paciente fique bonzinho.
Alguns pacientes já passaram por muitas tentativas em outros dentistas que não conseguiram solucionar, e isso já se tornou uma experiência adversa, que para se desfazer da lembrança da criança deve-se ter o dobro de paciência e muita colaboração em seguir as orientações doodontopediatrapara que elimine a rebeldia, os chiliques e o passado, deixando o paciente bonzinho outra vez.
É importante que os responsáveis saibam que durante a consulta seus filhos serão o reflexo do comportamento dos pais: pais tranquilos= confiança, ansiosos= insegurança, pressa = inquietação, super protetores= mimados, curiosos= ansiedade na criança, relapsos= recidiva dos problemas, Atenciosos= sucesso no tratamento. Por isso solicitamos a vigilância da parte emocional durante a consulta para que de tudo certo!