
Expectativa Dos Pais
Cumprir com a expectativa dos pais é o nosso principal objetivo, mas muitos obstáculos dificultam o bom andamento do tratamento perfeito, a começar pela assiduidade, pontualidade e outros fatores que não correspondem ao profissional, mas que fazem de certa forma, atrasar a entrega final do plano de tratamento em um prazo estabelecido. O andar do tratamento pode ser prejudicado pelo mau comportamento, birras e falta de colaboração por parte do paciente infantil.
Quando os responsáveis percebem alguma alteração bucal em seus filhos, querem resolver o quanto antes, porém o plano de tratamento precisa seguir a correta cronologia para obter maior durabilidade dos trabalhos realizados e, desta forma, facilitar também o condicionamento da criança aumentando a confiança, criando o vínculo entre o profissional-paciente no decorrer do tratamento.
Normalmente a expectativa dos pais é trabalhada em cada consulta, através da técnica do reforço positivo (falar- mostrar – Fazer), uma vez que o acompanhante responsável vai se tranquilizando e transmitindo segurança para que a criança deixe realizar os procedimentos necessários e o tratamento seja concluído o quanto antes. Vale a pena lembrar que pais ansiosos e inseguros diante do tratamento proposto, transmitem estes sentimentos para seus filhos, dificultando com a sua presença dentro da sala, o andamento do condicionamento infantil.
Na maioria dos casos, apesar da grande expectativa dos pais em resolver os problemas odontológicos de seus filhos, na consulta inicial de avaliação, a criança já vai se familiarizando com o ambiente odontológico e o responsável ao receber o plano de tratamento proposto, pode dar início aos procedimentos na primeira consulta, diminuindo por parte da criança a insegurança frente ao desconhecido, a ansiedade e demais fatores que podem atrapalhar nas consultas seguintes.