cárie zero

Cárie Zero

O atendimento em odontopediatria, realizado em todas as idades, preconiza que a prevenção seja o principal foco a manter a dentição das crianças sem cáries, para isso os pais precisam se conscientizar de trazer seus filhos com uma maior regularidade no consultório e antes de qualquer problema acontecer.

As crianças podem se acostumar com o ambiente odontológico desde a primeira consulta se não apresentarem no exame realizado procedimentos invasivos a serem feitos, e ao mesmo tempo fazendo a etapa preventiva do tratamento, se precavendo de ter cáries na região de molares com o selante que é muito utilizado para diminuir o risco das cáries.

A primeira visita deve acontecer quando a criança necessita de um acompanhamento profissional e já está acostumada a ter sua boca manipulada pela mãe através da higienização com o fio dental desde o aparecimento dos primeiros dentinhos. As crianças que já realizam as 3 refeições principais diárias e que a mãe continua amamentando (aleitamento materno ou mamadeira) e tem dificuldade de higienizar e passar o fio dental todos os dias deve levar ao dentista para fazer o acompanhamento mensal periódico através do protocolo de prevenção e limpeza.

O fio dental é primordial para controlar a quantidade da placa bacteriana que é o agente etiológico das cáries, e mesmo as mães que escovam mais de três vezes por dia, o acúmulo de placa entre os dentes pode iniciar o acometimento de cáries interproximais, escondidas entre os dentes.

O acompanhamento do nascimento e troca dos dentes decíduos é de suma importância o controle da placa bacteriana para evitar o aparecimento das cáries e contaminação dos dentes permanentes na dentição mista. Os pais que levam desde cedo as crianças no odontopediatra para fazerem a prevenção evita o aparecimento dos problemas bucais e ajuda no condicionamento da criança que aceita com naturalidade a ida ao dentista.

Conforme a criança vai crescendo ela vai se familiarizando cada vez mais com o ambiente odontológico e deixando realizar os demais procedimentos, como selante dentinário, flúor, etc.

A experiência positiva depende mais das responsabilidades dos pais em trazer antes de ter cáries e consequentemente dor. Para a criança tenha saúde bucal é de fundamental importância o acompanhamento com o odontopediatra que irá orientar os pais para que estes consigam verificar a higiene com melhor eficácia.