
Janelinha
A janelinha é o espaço de um dente de leite ou decíduo quando cai na dentição mista que se inicia a partir dos 5 anos na troca dos incisivos centrais inferiores e superiores. São 8 dentes, que em alguns casos demora bastante para vir o sucessor permanente, mas varia conforme o desenvolvimento de cada criança.
Nesta fase o que mais preocupa as mães é quando o dente não cai e está causando dor na criança. Teve um período que até chegou a amolecer, mas não esfoliou espontaneamente. O que Fazer nestes casos? Porque o dente não caiu sozinho?
É perigoso nestes casos tentar tirar o dente em casa pois pode quebrar alguma pontinha, tendo a criança que fazer uma cirurgia um pouco mais complicada para remover o fragmento do dente preso entre o osso e a gengiva, representando um foco infeccioso na boca da criança.
No nascimento normal dos dentinhos permanentes, os dentes utilizam a raiz do dente decíduo como guia de erupção, reabsorvendo a raiz por inteira ou de forma lateral ficando a tal pontinha que não deixa o dente cair normalmente. Nestes casos o dente pode nascer na frente ou por trás e devem ser solucionados pelo dentista que irá verificar com o Raio x a real situação, anestesiar e extrair o dente que não esfoliou espontaneamente no consultório.
Quando a raiz é reabsorvida por completo pelo dente de adulto que irá nascer, não sobra raiz nenhuma para prendê-lo por tempo indeterminado, desta forma cai normalmente e fica prontinho para a fada do dente leva-lo á noite e deixar uma moedinha ou um presentinho.
Quando a janelinha demora muito para vir o dentinho permanente e o dente foi retirado em casa precisamos confirmar através do raio –x se realmente existe o dente permanente sucessor... Os casos de anodontia, são muito comuns e de dentes supra numerários também.
Anodontia caracterizada pela ausência de dente permanente, devendo permanecer o decíduo sem arrancar para que possamos remodela-lo com o formato do permanente ou realizar um implante a partir dos dezoito anos.
Os dentes supranumerários também são uma surpresa para os pais e confundem –se com os demais, pois tem o mesmo formato e são dentes a mais na dentição, ocorridos por alteração genética no desenvolvimento dentário. Podem atrapalhar a erupção normal do dente no seu local correto, necessitando de correção ortodôntica.
Espero ter ajudado com a maior parte das dúvidas, mas estamos a disposição com técnicas modernas cirúrgicas para auxiliar em qualquer caso para melhor atende-los. Na dúvida não realizem a extração em casa pode ser perigoso para seus filhos e causar uma experiência cirúrgica desnecessária.