reação aos estímulos

Reação Aos Estímulos

O comportamento de uma criança para atrair atenção dos pais normalmente é instintivo, veja isso: quando chora ganha colo, quando demonstra ternura recebe o mesmo dos pais, quando faz gracinha arranca sorrisos. Se for sensível ao estado emocional do bebê cativá-lo de acordo com seu nível de desenvolvimento, criará um vínculo ainda mais íntimo. Depende muito de cada criança para essa resposta por parte da criança.

Perceba o momento certo para iniciar a estimular, principalmente de olho no estado emocional e quando está atento o bastante para brincar. O bebê ativo é aquele que se demonstra mais expressivo e mostra sinais sociais mais fortes e frequentes, como o contato visual, toques, sorrisos e vocalização. O passivo expressa menos emoções profundas e a maioria das crianças pode ser meio termo.

Os bebês mais novos respondem melhor quando estão alertas, embora o simples fato de estarem acordados não signifique que é essa a melhor hora para estimulação, e nem deve se repetir com muita frequência ao ponto de se distrair sozinho. Nem balançar uma pelúcia enquanto mama que a atenção está voltada para a amamentação. O momento ideal é quando deitado no berço balança os braços e as pernas ao adulto se aproximar e isto acontece com mais frequência no período da manhã que a tarde.