
Depressão De Mãe
Depois do parto e ter vivenciado uma gestação completa ou prematura, nas primeiras semanas após sai do hospital, a mãe ainda está enfrentando dificuldades na rotina e está conhecendo e se adaptando com o bebê, na troca de fraldas, alimentação, banho e atenção constante.
A alteração hormonal somada com essa nova demanda leva a mulher a uma fragilidade psíquica podendo causar uma tristeza materna depressiva leve, caracterizada por uma super sensibilidade, com mudança de humor repentina, sem saber a explicação para o choro ou a tristeza. Pode acontecer insônia, irritabilidade, falta de apetite. Recomenda se que a mãe procure descansar mais e solicitar ajuda para as tarefas com o bebê e procurar um médico se não passar esses sintomas em 2 semanas.
A depressão pós parto afeta o convívio e a relação da mãe com o bebê e odem ser causados por estresse sócio econômico, carreira profissional,falta de apoio do companheiro, gravidez não planejada e principalmente histíria psiquiátrica pessoal ou familiar pregressa.