
Mudanças No Corpo Gravidez
Neste período a mulher sente mais fragilidade e na maioria dos casos alguns desses sintomas pode ocorrer e deve haver sempre a preocupação de cuidar da saúde no período do pré-natal.
Os desconfortos acontecem e dificultam a rotina da futura mamãe, mas em momento algum promove risco para a gestação. Conhecer essas complicações é fundamental para entender que são problemas pouco frequentes e quando acontecem normalmente devem ser absorvidos com muita paciência.
O sistema imunológico fica mais vulnerável, e as infecções, em especial as viroses são mais frequentes, tonturas, cansaço, falta de ar, sangramento de gengivas , obstrução nasal, náuseas e vômitos, salivação aumentada, azia, constipação, hemorroidas, vontade frequente de urinar, corrimentos, mamas inchadas, caibras, varizes e pernas inchadas, anemia, infecção urinária, sangramento dos vasos do colo do útero no final da gestação, diabetes gestacional, hipertensão, febres e gripes,herpes, citomegalovírus, infecção pelo papilomavirus humano.
Alterações afetivas na vida do casal, por ser um período de transformações intensas e rápidas, caracterizando como um período de crise afetiva, com alteração hormonal causando o medo e ansiedade na expectativa do parto e evolução do bebê, deixando a gestante com instabilidade emocional, ficando deprimida, irritada e menos tolerante ou chorar com facilidade. Essas situações contraditórias fazem despertar a transformação do papel de filha para o papel de mãe, impedindo que viva um momento único e especial.