
Chupeta
O uso de chupeta desperta reações pouco racionais e com isso muitas pessoas são contra, mas se rendem diante da necessidade de sucção e alguns bebês não aceitam o uso mesmo quando os pais insistem.
A chupeta serve basicamente para evitar na fase oral da criança que não machuque o seio da mãe, ou quando o bebê ao mamar fica menos tempo no seio não atingindo o leite mais gorduroso produzido nas glândulas mais profundas. O bebê que dorme no seio e chupeteia o mamilo precisa substituir pela chupeta de silicone. Além de suprir as necessidades de sucção da criança, e não confortar a família viciando a criança.
Pode ser utilizada em intervalos de mamadas, quando a criança estiver agitada e procurando sugar sem fome. Usando pelo menor tempo possível. Muitos gostam de usá-la para dormir, mas o maior problema é quando a criança acordar a noite e não seja capaz de voltar a dormir se a chupeta não for recolocada em sua boca. O ideal é colocar sem chupeta no berço e reduzir ao máximo o seu uso diurno.
As chupetas em crianças após os 4 anos deformam o céu da boca e não permitem o fechamento dos lábios, mas causam deformidades crânio faiais como a mordida cruzada, pelo tempo de uso sem orientação de um odontopediatra, mesmo a chupeta tendo bico ortodôntico.