
Refluxo Bebe
Reflexo muito comum de crianças até dez meses de idade, eles não tem noção de quanto precisam mamar e continuam até acontecer o refluxo. A válvula chamada esfíncter do estômago ainda permite que o suco gástrico tenha contato com o esôfago, porque ainda não teve sua maturação. O esmalte dental pode sofrer alteração quando entra em contato com o sulco gástrico
O refluxo esofágico também conhecido por termos como regurgitar ou golfar pode preocupar quando concomitante aparecerem outros sintomas respiratórios ou dor de garganta, acompanhados por perda de peso, resultando em uma consequência para o bebê mais grave.
A regurgitação pode ser seguida por tosse e irritação do bebê jogando o corpo para trás depois de mamar. O cheiro azedo pode influenciar no apetite da criança, causando um desconforto pelo ácido do estomago e reduzindo o peso da criança por não reter o leite no estômago. Podemos suspeitar de intolerância/alergia ao leite.
O maior risco que pode trazer ao seu filho é quando o refluxo entra aspirado nas vias aéreas do trato respiratório podendo causar sinusite, pneumonia, infecções respiratórias, dor de ouvido, tosse ou sufocar a criança que está deitada no berço.
Melhore a posição de mamar, não toque na barriga dele, deixar ele respirar enquanto mama, dar leite materno pelo menos até os 6 meses, não balançar o bebê para arrotar, esperar meia hora antes de colocar no berço de lado com cabeceira elevada por travesseiros. Leve sempre uma fralda no ombro e uma troca de camisa para o adulto.