Medo de ficar sozinho
Este medo é bastante interessante, pois recria a cena da primeira separação: o nascimento. Durante nove meses o bebê está instalado no útero com toda proteção, sem necessitar manifestar absolutamente nada para adquirir o alimento, tudo é feito pela natureza sem esforços ou dificuldades. O desconforto da fome é desconhecido, não há cólicas, frio, calor, ruídos e tudo estão controlados pelo líquido amniótico. Durante o nascimento há o rompimento da tranquilidade e equilíbrio dessa relação simbiótica.
Carinho recíproco
O exemplo dos pais é o principal motivador para seus filhos. Se os pais desejam que seus filhos sejam carinhosos com eles, deverão frequentemente demonstrar o tipo de carinho que esperam que seus filhos reproduzam.
Se defender sozinho
A criança que vive apanhando dos amigos e durante as brincadeiras, muitas vezes, por diferenças de interesse, onde cada um queria brincar de uma forma, o que acirrava os ânimos, situação que inicia a agressão, deixando de argumentar e partindo para brigas.
Timidez
As crianças não nascem tímidas, tornam-se a partir dos oito meses de vida quando surgem as primeiras influencias de personalidade e lhe são apresentadas através do retratamento ao contato com estranhos. Pessoas não familiares podem causar estranheza por não ter um vínculo mais frequente, sentindo-se mais protegida na presença dos pais. Porém, cabe aos pais incentivarem, com tranquilidade e paciência, a aproximação da criança com pessoas ao seu redor.