Estresse infantil

Estresse Infantil

A sociedade tem colocado muitas expectativas de sucesso econômico, profissional e pessoal nas crianças, de forma cada vez mais precoce. Sobra pouco tempo para brincar livremente, descansar, conectar-se a natureza. Há ainda os estímulos eletrônicos e da mídia, que expõem as crianças muito cedo à violência, à competitividade, ao consumo e  à sexualidade. Diante desse quadro, como não se estressar?

Os adultos que passam por momentos de nervosismo e estresse devem tomar cuidado para não passarem isso para as crianças... Cada vez mais, os adultos se voltam para seus próprios problemas e deixa de dar a atenção que os filhos precisam mesmo por acharem que na infância não se tem responsabilidades, que é só brincadeira...

A criança pode estar passando por algum tipo de situação emocionalmente complicada: problemas financeiros  dos pais ou desemprego, enfrentou doenças graves de um membro da família ou de um amigo próximo, precisou lidar com a morte de alguém da família ou próximo, teve um processo de divórcio ou separação.

A tensão pode causar bruxismo noturno, roer unhas, Pesadelos, dificuldade para dormir, dores de cabeça, com estado emocional alterado podem parecer sempre preocupadas, reclamando muito e ansiosas.

A melhor maneira de melhorar o quadro é tentaridentificaras possíveis causas do estresse e modificar na rotina o comportamento, evitando que as crianças se metam em assuntos de adulto.

Vamos deixar a zona de conforto formada pelo celular, internet, jogos eletrônicos e pela televisão e ter um contato mais íntimo e participativo em algum programa familiar, passeio, dança, ouvir música, conversar.  Assim, você manda o estresse embora e ajuda seu filho a descobrir ainda mais prazer na vida em família.