
Smartfones Tablets
o grande paradoxo da tecnologia: ela consegue aproximar aqueles que estão fisicamente distantes e acaba afastando quem está mais próximo. o uso da tecnologia torna o contato de criança com os pais e com os amigos mais restrito.
Se o seu filho vai usar apenas um joguinho do smartphone, então ele ainda não está pronto para ter um aparelho desses.
Outra dica é estabelecer algumas horas do dia para ficar 100% livre das telas, como durante as refeições e na hora de brincar: e isso vale para adultos e crianças! É claro que se desvencilhar desses aparelhos, pelo menos por algumas horas, de fato não é uma tarefa fácil. Enquanto para as crianças o lazer está associado ao uso de tecnologia, para grande parte dos adultos, a internet é uma ferramenta de trabalho e, por esse motivo, há necessidade de checar e-mails e mensagens frequentemente.
Muitos pais demonstram distração enquanto conversam com os filhos ou usam o smartphone enquanto brincam com eles. Muitos filhos usam tablets na hora das refeições: para as crianças o lazer está associado ao uso de tecnologia, mas precisamos ter bom senso: nossas vidas são organizadas por esses aparelhos, por isso eles precisam fazer parte do cotidiano da criança, assim como de todos nós. Mas cabe aos pais mostrar e incentivar o outro lado: o da conversa, de olhar no olho, da presença e responsabilidade do convívio, afetividade que não se encontra nas telas e deixa um grande vazio na criança e na infância.