
Dicas Na Hora De Dormir
Saiba os maiores erros que os pais cometem ao colocar a criança na cama.
Mas a boa notícia é que todos esses problemas são solucionáveis. Basta algumas pequenas mudanças na rotina e muita força de vontade:Colocar a criança pra dormir muito tarde,Apelar para o movimento,Apelar para o movimento,Não seguir um ritual na hora de dormir,Fazer as coisas cada dia de um jeito,Passar do berço para cama antes da hora.
1- Quando elas ficam cansadas demais, têm mais dificuldade de pegar no sono e de dormir um sono tranquilo, além de ficarem hiperativas e acordarem mais cedo. Marque uma hora para a criança dormir e coloque-o na cama antes disso: até 15 ou 20 minutos de sono a mais podem fazer uma bela diferença (e para o sono de durante o dia também! ) Não espere até ver seu filho bocejando, choramingando ou esfregando os olhos. Aí provavelmente ele já passou da hora do soninho.
2 - Apelar para o movimento - Quando a criança sempre dorme em movimento, em carrinhos ou no carro, ela não chega a ter aquele sono mais profundo e restaurador: Use o movimento e o balanço para acalmar a criança, mas não para fazê-la dormir.
3 -Excesso de estímulos: cuidado com sons altos e cores muito intensas. Para crianças maiores, é bom tirar o excesso de brinquedos da cama ou do berço: Mantenha o quarto bem escuro à noite, e elimine tudo o que chame a atenção da criança na hora de dormir principalmente a TV ou o computador no quarto da criança.
4 - Não seguir um ritual na hora de dormir, a previsibilidade da rotina ajuda a acalmá-la. Muitas vezes, os pais acabam abandonando esse tipo de rotina quando os filhos ficam maiorzinhos: Crie um ritual para a hora de dormir e siga-o sempre. A criança vai entender que é hora de começar a sossegar.
5 - Fazer as coisas cada dia de um jeito deixa a criança sem parâmetro para discernimento e a inconstância passará a mensagem para o seu filho: insista bastante, que você vai acabar conseguindo o que quer. Alguns dias por semana, quando seu filho está bem manhoso, você se deita com ele até ele adormecer. Outros, deixa que ele pegue no sono no sofá da sala, assistindo à TV. E de vez em quando, obriga-o a dormir sozinho no quarto. Se você não quer que seu filho vá todo dia para sua cama, deixe isso bem claro. Explique que ele tem de dormir na cama dele. No começo, talvez você precise levá-lo de volta muitas vezes. Mas não desista. Ele vai acabar absorvendo a regra.
6 - Passar do berço para cama antes da hora - Há muitas crianças que, até os 3 anos, ainda não estão prontas para deixar a segurança do berço para trás. E não há problema nenhum nisto! Solução: Espere até a criança estar pronta ou volte atrás e traga o berço de volta. Isso não é uma tragédia.
Perguntas que devem ser feitas para reflexão dos pais na hora do sono das crianças: A conversa com a família deve ser ampla e baseada em muitas perguntas, cujas respostas serão extremamente úteis na conduta do caso.
· Cama ou berço:
A criança fica num berço ou cama ? As crianças que dormem em berço e não podem descer dele, são mais fáceis de conduzir do que as crianças que dormem numa cama e podem facilmente sair do quarto.
· Horário do problema:
A criança chora durante as sonecas, na hora de dormir ou quando acorda no meio da noite ? A maioria das crianças normalmente acordam várias vezes a noite, mas não choram, em vez disso voltam a dormir.
· Resposta dos pais ao choro:
Os pais tiram a criança do berço e andam com ela ou a embalam ? Os pais levam a criança para um aposento diferente e deitam com ela ? Os pais permitem que a criança durma na cama deles ? Os pais dormem temporariamente com a criança no quarto dela ?
· Colocar na cama, adormecida ou acordada:
Os pais colocam a criança no berço adormecida ou acordada ? Eles embalam a criança primeiro para fazê-la dormir ? A mãe oferece o seio ou mamadeira até que a criança adormeça em seus braços ? Qual é o ritual da hora de dormir para criança de maior idade e quanto tempo demora ? A criança leva um objeto de estimação para a cama ?
· Alimentação:
A criança é alimentada durante a noite ? Qual o intervalo das refeições durante o dia ? A criança come fora de hora frequentemente durante o dia ?
· Ambiente para o sono:
Qual é o local do berço ou cama ? A criança tem um abajur ? A porta do quarto é deixada aberta ? A criança dorme com mais alguém no quarto ?
· Medos:
A criança tem medos que fazem com que acorde ou é apenas um mau hábito ? Há medos durante o dia ? A criança mostra sintomas de ansiedade de separação ? A criança acorda com pesadelos ou terror noturno ?
· Estresses familiares:
Houve qualquer mudança na família, como o nascimento de um irmão, doença de um dos pais, retorno da mãe ao trabalho ou mudança da maneira como é tratada durante o dia ? Medo e estresses familiares são especialmente comuns em problemas do sono cujo início ocorre depois dos 6 meses de idade. Falta de harmonia conjugal é outro fator muito comum.
· Sentimento dos pais:
Quais são os sentimentos ou preocupações dos pais sobre deixar a criança chorar ? Eles acham que chorar é prejudicial ? Qual a tolerância do pai quanto ao choro durante a noite ?