Práticas educativas

Práticas Educativas

Muitos Pais se afastaram das regras rígidas de educação de filhos. Passaram a conceder mais, repudiam a punição física, quiseram se tornar mais amigos dos filhos. Começaram a utilizar o diálogo como fonte de educação. Porém, ao mesmo tempo, identifica-se na sociedade contemporânea o aumento significativo dos comportamentos antissociais.

Pais omissos não se envolvem em nada; focalizam sempre os erros e não valorizam os acertos; as regras dependem do humor; não estabelecem regras; usam disciplina exagerada com xingamentos, gritos e discussões; o marido e esposa brigam o tempo todo e não tem noção sobre o desenvolvimento humano e esperam demais dos filhos.

Pais presentes sabem que o afeto constrói confiança e resiliência; valorizam comportamentos corretos e criativos; definem regras e limites e as mantém independente de seu humor; conseguem ter autocontrole; o casal é carinhoso e amam os filhos pelo que eles são.

As práticas educativas positivas são:

Monitoria Positiva: esta prática positiva consiste no estabelecimento de regras, acompanhamento e supervisão dos pais em relação às atividades e companhias dos filhos permeados por um diálogo amigo e seguro.

Comportamento Moral:esta prática educativa consiste em que os pais ofereçam aos seus filhos oportunidades de vivenciarem as virtudes da solidariedade, justiça, empatia e argumentos morais inibindo desta forma o desencadeamento de comportamentos antissociais.

As práticas educativas negativas são:

Negligência:esta variável negativa é caracterizada pelo baixo nível de controle e responsividade, omissão de atenção, ausência dos pais, falta de cuidados físicos como alimentação, abrigo e higiene.

Abuso Físico e psicológico:o abuso físico é caracterizado pela disciplina corporal que se utiliza de agressões corporais como surras e pancadas, podendo provocar dano corporal com o objetivo de controlar o comportamento da criança.

Monitoria Negativa:a monitoria negativa é também chamada de supervisão estressante. Caracteriza-se pela exagerada vigilância ou fiscalização dos pais em relação aos filhos e pela alta freqüência de instruções repetitivas que em sua maioria não são obedecidas e que geram uma relação pais-filhos baseada na hostilidade, insegurança e dissimulações.

Punição Inconsistente:na prática educativa Punição Inconsistente, também conhecida por humor instável, os pais se orientam pelo seu humor na hora de punir ou reforçar e não pelo ato praticado pelo filho.

Disciplina Relaxada:caracterizada pelo não cumprimento das regras pré-estabelecidas. Nesta prática educativa os pais estabelecem as regras, ameaçam, e quando  se confrontam com comportamentos opositores e agressivos dos filhos, abrem mão de seu papel educativo.

Existem algumas variações no modo dos pais educarem os filhos, como melhorar a comunicação e a disciplina com relação aos filhos. Práticas educativas positivas proporcionam aos filhos a organização de seu repertório comportamental, em contrapartida práticas negativas geram um repertório pobre em competência social e consequentemente a comportamentos antissociais como, o uso de drogas.