presentear não é educar

Presentear Não é Educar

Muitas vezes, os pais se sentem culpados por ficarem muito tempo longe dos filhos, mesmo que estejam trabalhando. há pais que compram tudo porque temem a reação dos próprios filhos, não querem desagradá-los nunca.

Isso não quer dizer que os pais devam abrir mão de comprar presente de Natal e aniversário, ou premiar uma atitude positiva. “Presentear é maravilhoso, todo mundo adora, só deve ser feito com critério, separando os desejos das necessidades”. Dar presente todo dia faz com que a criança não os valorize  e acaba com a graça da surpresa e da novidade. É preciso ensinar a criança controlar seus impulsos consumistas estimulados pelos comerciais da televisão e amigos.

Mesmo que os amigos vivam de forma muito consumista, as crianças são capazes de entender que sua família tem outros valores se os pais forem coerentes e derem o exemplo. Os pais não precisam temer o famoso: "mas todo os meus amigos têm!" os pais têm mais poder do que pensam. “Vejo muitos pais inseguros, temem que os filhos se sintam diminuídos se não comprarem o que os colegas deles têm. Mas os valores em casa são fortes o suficiente para responder à pressão social e da mídia.”

Ensine a seus filhos algumas noções de educação financeira e Não compre tudo o que ele quer, mesmo que você esteja com dinheiro. Essa atitude pode dar a seu filho a sensação de que é sempre fácil conseguir as coisas. Ele não vai se esforçar e não vai aprender a usar o dinheiro de maneira saudável. Dê o seu exemplo e pare de comprar coisas desnecessárias para si, ensine  também a doar o que já está sobrando dentro de casa. As crianças não são capazes de refletir sobre o consumo questione eles: você precisa mesmo disso? Precisa ser agora? Esse é o melhor item? Você já não tem algo muito semelhante?

Ele aprenderá algumas lições importantes: que o dinheiro não é algo fácil, que os adultos precisam se planejar e se organizar para comprar os produtos, que é preciso esperar para obter alguma coisa, que é bom desejar muito um presente, esperar por ele e ganhá-lo na hora certa!

Algumas justificativas dos pais para presentear que devem ser repensadas: para manter a criança feliz, evitar confrontos, satisfazer os desejos não atendidos de nossa própria infância ou compensar o tempo que os pais não ficam com o filho. Nem todos os desejos podem ser supridos por coisas materiais que satisfazem momentaneamente uma ausência ou falta de carinho. Aproxime-se mais dos seus filhos e dê atenção a eles numa programação de família, ou fazer alguma outra atividade prazerosa para vocês, pois é isso que eles precisam para serem felizes.