
Pais Educam Avó Que Estraga
Avós que trabalharam muito no passado e não conseguiram cuidar dos filhos como queriam, hoje, com mais horário livre, intencionam recuperar o tempo perdido assumindo o papel de mãe.
A experiência dos mais velhos é bastante importante para auxiliar e tranquilizar os pais nos primeiros cuidados com o bebê. Mas não pode acontecer uma desqualificação dos pais da criança por parte dos avós. É comum ouvir uma avó dizendo que o neto só consegue parar de chorar no colo dela. Isso desmerece a mãe, causando nela uma sensação de incompetência, de fracasso.
Quando eles crescem fica mais complicado o manejo do comportamento, pois as crianças testam os limites dos adultos em geral. As regras podem ser mudadas de uma casa para outra(a linha de educação, disciplina, alimentação e cuidados que gostariam de adotar), mas devem ter consenso entre pais e avós e não precisa ser rigorosamente igual. Os limites devem ser os mesmos, mas a conduta pode ser diferente. Em ambas as situações, os pais tenham uma conversa firme e amorosa com os avós para resolver a questão o quanto antes. Isso é importante para ensinar a criança a ter flexibilidade na vida e a respeitar as diferenças, sabendo lidar com as frustrações e com as impossibilidades.
Lembre - se do que foi combinado com os pais, não faça escondido, pois isto é um péssimo exemplo para uma criança que esta moldando seu caráter e com isso aprende a fazer coisa errada por trás dos pais seguindo o exemplo de vovó...
Vovó: Não comprometa seu relacionamento com sua filha ou com a nora só para fazer os gostos de um neto. Isso gera birra e malcriação diante a um posicionamento já conversado de um adulto chato! Se acha que fazendo isso quer se mostrar legal com a criança fazendo seus gostos. Ceder só para não ver o netinho chorar vai fazer você se tornar uma sogra/mãe-mala. Porque depois sobra para os pais, o trabalho educativo e repetitivo de uns 3 dias ou mais para reeducá-los.
Criança é repetição: auxilie no processo de aprendizado seguido pelos pais, que será beneficiada também. Quando quiser ser legal com a criança ou convencê-la a gostar de você, pense em programações diferentes, jogos, estórias, atividades que dão atenção a criança, pois é disso que eles gostam e ficam felizes, de certo te acharão muito legal e vão querer frequentar sua casa mais vezes. Perceba que para realizar essas atividades com eles, é preciso obediência e bom comportamento.
“Mimar não é estragar, e sim, ter mais disponibilidade para agradar e mais tempo para curtir os bons momentos com os netos”, Cuidando também da alimentação das crianças. Lembre-se que entupir a criança de comida, doces e guloseimas não vai fazê-la mais saudável.