Disciplina Educa
A disciplina educa as crianças pela repetição de serem doutrinadas pelos responsáveis, já a autoridade é algo natural que deve existir sem descargas de adrenalina, seja na hora de se impor ou se submeter e basta ser reconhecida por ambas as partes de forma espontânea.
O Relacionamento se desenvolve naturalmente sem pular etapas diferente do autoritarismo que transforma em imposição sem o devido respeito pelas características alheias, provocando mal estar e submissão.
Disciplinar é recuperar a autoridade pelo respeito, sem causar injustiças nem ser autoritário usando de forma inadequada através do medo que causa prejuízos psicológicos nas crianças. Reprimir uma criança faz com que com o passar do tempo suma a permissividade.
Deve se criar uma estrutura familiar com as regras da família, estipulando as tarefas e as rotinas: hora de comer, de dormir, fazer as lições, etc.
Ensinar que as escolhas tem consequências e sugestionar sempre situações favoráveis e positivas para não abrir oportunidade para que a criança tome suas próprias escolhas e seja prejudicado com uma consequência ruim ou castigo.
Tempo de transição: prepara a criança mentalmente para a próxima atividade evitando birras ou desrespeito com os pais. Dar limite de tempo para concluir as atividades também direciona o fato do término sem que haja conflito.
O castigo ou perda de privilégio pode ser cedido avisando o que se pode fazer para reverter e ter o privilégio de volta. estabelecendo sempre o tempo quando for castigar e cumprir a risca para que a disciplina seja seguida a risca.
O reforço positivo é muito importante quando a frequência do bom comportamento aumenta seguida por uma ação positiva. A criança pode ser recompensada com tempo de brincar, uma moeda, assistir TV, vídeo game, um abraço, figurinhas etc.
A disciplina é fundamental para o crescimento, determinação e organização das crianças com foco a disciplina é a diferença entre fazer o que você quer agora e fazer o que você mais quer na vida!