Temperamento Infantil
As principais tendências do temperamento infantil podem apresentar complexas combinações, constituindo um relacionamento interagente na personalidade sensível e viva de criança. Em cada personalidade, podemos definir um dos três tipos fundamentais de temperamento: a criança fácil, a difícil e a que não se dedica imediatamente.
A criança fácil pode considerar um tipo de criança dotada de espírito positivo, alegre, animada, adaptada a novas situações, apresentando respostas emocionais de fraca intensidade ou amenas.
Estão contentes consigo mesmas e desde que não sintam desconforto, podem se entreter horas, sem dar o menor trabalho ou preocupação.
Quando bebês aceitam a hora de dormir e tem facilidade para a alimentação e dormir. Sorriem prontamente para estranhos, aceitando o colo sem medo ou reclamações, sem lamúrias ou choros. Aceitam da mesma forma os alimentos novos sem caretas nem náuseas. Parecem estar tão satisfeitos com a vida e com elas próprias que transmitem com uma alegria e bom humor uma mensagem de realização precoce de sua personalidade. Quando crescem, aceitam bem ficar dormindo em casa alheia, aliás, nunca reclamam de dormirem sozinhas desde bebê. Aceita de boa vontade o primeiro afastamento mais demorado que é o da escola, adaptando-se sem dificuldades ao ambiente escolar.
Suas respostas emocionais ao mundo exterior, ‘as pessoas, aos objetos, são tão agradáveis e simpáticas que se torna facilmente compreensível que despertem também nos outros, reações favoráveis sendo bem tratadas, carinhosamente recebidas e, de um modo geral, tendo a impressão de que o mundo é cordial, acolhedor e simpático.
Sua alegria provoca o contentamento dos outros e transforma o meio social que envolve a criança numa atmosfera morna e receptiva. Estas crianças parecem menos expostas aos traumas neuróticos e, tomadas no seu conjunto, tem realmente um desenvolvimento bastante menos problemático. São mais saudáveis, mentalmente ágeis, mais dedicadas e confiantes, mais crentes na bondade humana, menos desconfiadas, fazem mais amigos, são mais populares entre crianças e adultos; são mais obedientes, mais dóceis, mais conformadas.