Cheia De Manha
Quando é mesmo manha ou a criança esta expressando sua opinião? Até quando sua autonomia e controle devem ser respeitados? São situações delicadas que começam a aparecer na vidas de quem convive com crianças que querem deixar claro sua posição, mas isso tira os adultos fora do sério e testa a paciência de quem já não tem. Se trata de uma fase de testes e aprovação de limites, onde a criança em questão se sente poderosa e se apoia em ações e reações baseados nos próprios impulsos para demonstrar seus sentimentos.
A criança precisa aprender ainda a controlar suas frustrações, emoções, sabendo se colocar no lugar do outro, conhecendo assim sua individualidade em relação ao lugar onde vive e com quem convive, melhorando o controle de seus impulsos.
A criança ainda não reconhece emoções e sensações do seu corpo e se torna reativa ao que está acontecendo com ela de forma inexplicável. Por mais incrível que pareça pode ser algo simples como fome, sono, incômodo, raiva, ansiedade, pressa, frustração, tristeza, egoísmo, etc. Basta reconhecer identificando o que se passa, ter calma, mudar o foco, explicar o sentimento, sugerir como lidar com a circunstância e por fim aguardar a criança crescer, pois tudo são fases da infância e logo passam!