Nervosismo Em Crianças
São inúmeras causas de nervosismo em crianças. As principais podem ser resumidas em:
1. Erros educativos: como por exemplo, usar ameaças de abandonar a criança ou internar em colégio para que obedeça. Força-la a comer quando não tem apetite; castiga-la através de surras, humilhações e severas privações, ceder a birras, superproteção, etc.
2. Problemas da família: como por exemplo, atitude de familiares de proteção exagerada de excesso de autoridade; de pouco afeto; discussões ou violência entre os pais; interferência de outros parentes na educação da criança; predileção dos pais por um filho, deixando o outro de lado.
3. Problemas sociais; mãe solteira, viuvez da mãe ou de pai; pobreza econômica com más condições de vida e educação; mudanças muito frequentes de bairro ou cidade; cor ou religião muito diferente da maioria da população.
4. Traumatismos psíquicos: Nascimento de irmão sem preparo psicológico prévio da criança mais velha; doença grave, operação sofrida pela criança, ausência de um ou ambos os pais; agressão sexual sofrida pela criança, etc.
Em todos os casos citados acima a criança apresenta comportamento alterado e instabilidade emocional compatível com cada circunstância apresentada para tal ocasião, porém precisa a situação ser observada na individualidade, respeitando o nervosismo da criança para que seja trabalhada suas emoções e auto controle em seu convívio pessoal.