Criança Que Mente
Se a criança mente uma vez ou outra, não há motivo para preocupações, pois é também o que fazem os adultos... A criança segue muito os exemplos dos pais e quando os pais acham engraçado quando a criança mente, só incentiva que ela continue mentindo.
A principal desvantagem das mentirinhas é que a criança, mais cedo ou mais tarde, vem descobrir que foi enganada, e mesmo que isso tenha ocorrido em assuntos de pequena importância perderá parte da confiança nos pais.
Mas se uma criança mente habitualmente é preciso investigar se está em uma fase de grande desenvolvimento da imaginação, normalmente de 3 a 5 anos, onde não são propriamente mentiras, mas histórias fantasiosas que a ela parecem reais.
Em outros casos, a criança mente deliberadamente porque aprendeu que ao contar a verdade é severamente castigado, agindo desta maneira para se livrar das punições.
Tem crianças que mentem porque não querem enfrentar uma situação real, precisando de ajuda para amadurecer e afeto para verificar que é querida, mesmo nas suas condições atuais de vida.
Muitas crianças inventam que o tratamento odontológico está doendo fingindo choro e simulando gritos para que o responsável o tire da situação, devemos entender que a criança tem um tempo de colaboração e parte disso tudo pode ser cansaço diante do atendimento quando passa de 20 minutos.
Devido todas estas artimanhas infantis, os adultos devem sempre utilizar do bom senso para apurar os fatos e descobrir a verdadeira estória, sem superproteger a criança.
A mentira tem teor negativo e pode prejudicar outras pessoas. Quem é mentiroso perde sua credibilidade. Lembrem-se mentir é trair intencionalmente a verdade e uma falta moral cometida através da linguagem.