raciocínio abstrato

Raciocínio Abstrato

A partir dos dois anos a criança ainda não descobriu realmente quem ela é, a descoberta do seu corpo, sua imagem e seus pensamentos começam a se moldar, devendo os adultos tomar cuidado com as coisas que dizem para que a imaginação das crianças seja preservada.

A criança vive do agora e não saber o que é depois, amanhã, ontem etc. A noção do tempo ainda será ajustada e coisas e situações fácil de se entender podem desencadear um episódio de birra por falta de entendimento do tempo ela criança..

Começa a fase de repetição do comportamento aprendido com os pais ou cuidadores, imitando o jeito de lidar com determinada situação seguindo os exemplos de quem convive mais próximo iniciando o raciocínio abstrato através da observação.

Nesta fase é bem comum as crianças terem pensamentos mais rápidos que a fala, e quando não conseguem se expressar ficam nervosos e agridem o próximo com puxões de cabelo, mordidas e tapas. Os pais devem explicar que esse comportamento não deve ser repetido pois machuca.

O início da socialização é a partir dos três anos, que as crianças podem entrar na escola nesta idade, antes disso devem permanecer em aprendizado da parte emocional, para se sentirem seguras e com comportamentos mais equilibrados pela presença da mãe.

A criança é um ser em aprendizado e cada dia que passa absorve algo do cotidiano da família e reproduz repentinamente  seja bom ou ruim, mas cabe aos pais orientar com muito afinco e moldar o comportamento dos filhos enfatizando sempre os comportamentos positivos e pontuando os que não são para que não se repitam, mas infelizmente nesta fase irão se repetir muitas vezes até se fixarem na cabecinha das crianças.