Hiperatividade
É um distúrbio de comportamento apresentado pela criança ou adolescente. Manifesta mais no sexo masculino, e existe predeterminação genética, pois casos semelhantes são diagnosticados em parentes próximos.
Geralmente são impacientes, movimentam-se constantemente sem motivo aparente,trocam de atividades com frequência, não conseguem permanecer sentados por muito tempo,não assistem um programa completo de tv, tem dificuldade de sentar na mesa durante as refeições, falam muito de modo rápido dificultando a compreensão e não conseguem manter a atenção adequada para tarefas diárias. Fazem perguntas e antes da resposta completa, perguntam outra coisa.
Em sua rotina se mostram desorganizados com seus objetos pessoais, brinquedos e material escolar. Manifestam espírito de destruição, quebrando brinquedos, danificam objetos e roupas. Não tem noção do perigo e se expõem constantemente em situações arriscadas. Rendimento escolar baixo e conflitos familiares frequentes em consequência do quadro hiperativo.
O tratamento é multidiciplinar e, na maior parte das vezes, requer medicação e acompanhamento psicológico e psicopedagógico.