
Pancada no dente
A criançada está cada vez mais independente e tendo que se virar sozinha, mas sempre tem que realizar tudo correndo na maioria das vezes podem acabar tropeçando e batendo os dentes, o que pode deixar o dente de leite mole antes da hora por motivo da pancada. Em alguns casos podem até mesmo cortar os lábios com pequenas escoriações, ou precisando até levar ponto na beiça.

Dente escurecido
Crianças agitadas sempre aprontam mais e estão mais susceptíveis a se machucarem e causarem traumatismo dentais, com pancadas que deixam o dente escurecido, as mães as vezes não acompanharam o exato momento do ocorrido, porém se atentam em verificar os sinais como o escurecimento, que assim como batemos nossos braços e pernas e ficam roxo, o dente também possui vasos sanguíneos em seu interior, e pode ter um hematoma interno com pigmentação dentinária.

Quebrar arranhando a língua
A infelicidade de quebrar um dente só pode ser pior pelo incômodo de ter a língua sendo arranhada quando raspa na região acidentada. Mas a língua é muito interessante por expressar sua propriocepção e ação exploratória dentro da boca: pense em um grão de areia tão pequeno, porém logo é identificado pela língua, e que sensação ruim ao mordê-lo. Da mesma forma quando o dente se quebra, a língua é a primeira a ficar incomodada, visitando o local seguidamente para verificar a superfície dental mesmo sendo arranhada por alguma pontinha, insistentemente realiza esse movimento repetitivo para avisar sobre o problema

Dente com cárie incisal
Os dentes incisivos tem na parte de trás uma superfície mais susceptível a ter problemas bucais, pela dificuldade na higienização ou negligência por falta de orientação do paciente.