
Cáries Proximais
As cáries proximais ou interdentais, localizam-se entre os dentes e normalmente são agudas de progressão rápida em direção a polpa volumosa e jovem dos dentes. Nesta região a cárie encontra uma maior facilidade para destruir a estrutura dental, pois a camada de esmalte é mais fina e o meio ácido formado pela cárie e a placa bacteriana iniciam uma desmineralização em uma região que não detectamos muito durante a escovação.
A cárie interproximal é uma cárie que fica escondida entre os dentes e normalmente está associada a pacientes que não usam o fio dental, acumulando a placa bacteriana que é o agente etiológico desta doença infeciosa cariogênica que acomete muitas crianças. O fio dental quando adentra nesta região desorganiza a placa bacteriana e desinflama a gengiva com gengivite.
O diagnóstico se dá por exame clínico detalhado ou principalmente por RX proximal, que sugere a imagem radiolúcida da cárie e sua profundidade destrutiva.
O tratamento visa controlar a placa bacteriana na região entre os dentes com o tratamento gengival, indicamos a restauração para reconstruir a região afetada pelas cáries proximais. Porém oferece uma dificuldade: O procedimento se torna inviável quando o paciente tem sangramento de gengivite, pois o adesivo perde suas características. É importante restabelecer o ponto de contato entre os dentes para que não fiquem nem separados nem grudados. A restauração pode ser considerada de duas faces quando atinge um lado do dente ou de três faces quando há cáries dos dois lados.