Situações emergenciais

Situações Emergenciais

Acidentes acontecem e o socorro deve ser breve para diagnosticar o dano e providenciar a conduta correta para que o trauma não seja um fator futuro de displicência. Não socorrer a criança pode ser perigoso e trazer riscos para a saúde.

A principal situação traumática que acontece quando as crianças estão aprendendo a andar ou são empurradas na escola. Os dentes superiores anteriores na maioria das vezes não são protegidos do impacto e precisam de atendimento nesta situação emergencial.

O dente pode intruir, quando bate diretamente nele e afunda na região da gengiva na direção do dente permanente. Por não localizarem o dente, os pais acham que foi fratura e o diagnóstico é feito com exame complementar de RX.

Avulsão, quando o dente sai inteirinho com raiz e tudo. Ao localizar o dente jamais coloque a mão na raiz, pegue pela coroa e lave em água corrente e reimplante imediatamente, nestes casos a chance de sucesso é maior, que quando passado uma hora o prognóstico não será o mesmo.

Fratura com envolvimento da polpa, na região interna do dente quando houve exposição pulpar é preciso realizar a endodontia para evitar sintomatologia.

Procure sempre um atendimento especializado de odontopediatria.