Odontologia para gestantes

Odontologia Para Gestantes

A gestante pode receber tratamento odontológico em qualquer idade gestacional, porém no segundo trimestre é o momento mais apropriado para receber anestesia e procedimentos mais invasivos. Quanto a anestesia local é bom evitar no período da embriogênese, assim como o uso do raio x.

A gestação não é responsável pelo aparecimento de cáries, enfraquecimento dos dentes, perda mineral para calcificação do bebê. Nesta época a gestante abusa do consumo de chocolates devido sua ansiedade e não tem uma boa higiene, pois não faz uso do fio dental e isso propicia uma gengivite característica também desse período gestacional.

Os dentes do bebê começam a se formar na 6ª semana e os permanentes no 5º mês de vida, devendo a mãe tomar cuidado com a ingestão de medicamentos que podem trazer problemas nos dentes da criança na fase de formação e mineralização.

A amamentação é naturalmente fundamental nos primeiros seis meses até o primeiro ano de vida, favorece o exercício muscular, a respiração nasal, traz afetividade com a criança, auxilia a parte de anticorpos e nutricional e ajuda no posicionamento correto das estruturas dentais e faciais.

Frequentar o dentista tanto a mãe quanto a criança é um cuidado necessário para receber as orientações básicas para cada fase e ter uma boa saúde bucal colaboram para um crescimento saudável e normal da criança.