
Dente Com Início De Cárie
Dente com início de cárie
Quando conseguimos diagnosticar a cárie o processo de destruição dentária normalmente já está bem avançado em crianças, pois a evolução da doença é mais rápida em crianças que adultos, além de ser mais destrutiva, é também infectocontagiosa, podendo passar para outros dentes.
Quando o paciente nos procura devido a localização de uma cárie, em nosso exame de check up digital podemos constatar outras em estágio inicial, onde a cavitação ainda é precoce e possui uma grande desmineralização de esmalte ao redor do local de início de cárie.
As cáries interproximais ou entre os dentes também são difíceis de diagnosticar em estágio inicial, por estarem em baixo do ponto de contato dentário e se iniciarem pela falta de uso de fio dental.
O dente com início de cárie apresenta a cavitação nas regiões oclusal e cervical devido a presença da placa bacteriana que é o agente etiológico da doença cárie, e podemos verificar a cavitação na região do esmalte, que por ser um tecido de proteção do dente, primeiro ele desmineraliza e demonstra uma mancha branca, muitas vezes confundida com fluorose, depois aparece a cavitação.