Infância e odontopediatria

Infância E Odontopediatria

A infância não é só brincadeira, e um tempo em que a criança usa para se divertir, devemos considerar este período como uma fase de construção e desenvolvimento do caráter e personalidade de um indivíduo que um dia se tornará um adulto, ensinado pelos pais e pela escola com aprendizados pela vida e moldando suas atitudes com bons exemplos de posturas e condutas.

Consideramos as principais fases: recém nascido até um mês de vida, bebê até os dezoito meses, criança até os doze anos e adolescente até os vinte e um anos. O tratamento odontológico é fundamental para estabilizar a saúde da boca, dentes e gengivas em uma fase que a criança não tem controle pela sua alimentação, nutrição e higienização.

O principal dever dos pais é procurar um odontopediatra antes de aparecerem qualquer tipo de alteração na boca da criança, prevenindo desta forma o aparecimento de cáries, dor de dentes e gengivite. O diagnóstico precoce nesta fase é de fundamental importância e auxilia as famílias com orientações profissionais que favorecem a conscientização do processo de formação da placa bacteriana e a relação disto com o início das cavitações cariogênicas mais frequentes na infância por mera desinformação.