Retratamento de canal

Retratamento De Canal

O tratamento de canal é muito comum em crianças, pois os dentes decíduos possuem uma câmara pulpar mais volumosa e uma camada de esmalte muito fina, que quando a cárie avança sua progressão, sempre vai na direção da polpa, e quando houver a exposição da mesma é imprescindível que se realize o tratamento de canal.

O tratamento de canal de crianças se difere dos realizados em adultos, pois se a obturação preencher todo o conduto radicular, irá dificultar a reabsorção da raiz do dente decíduo e interferir na erupção do dente permanente.

O tratamento de canal de dentes decíduos consiste em uma descontaminação da região exposta pela contaminação da cárie e realização de um curativo com medicação antibiótica e anti-inflamatória inserida dentro do canal, sendo reabsorvida pelo periodonto, chegando até mesmo na região de dentes permanentes, reconstituindo a saúde de toda a região periodontal e radicular do dente. O curativo é feito com um material termoplástico aquecido, chamado de guta percha, colocado como selamento hermético da região por baixo da restauração provisória e servindo como uma proteção a mais caso caia a restauração provisória. Quando o curativo não é mantido enquanto o paciente está com a cobertura antibiótica sistêmica, o dente ficando aberto ocorre a contaminação do conduto radicular, havendo a necessidade de retratamento endodôntico, que é a última chance para manter o dente e nem sempre tem um bom prognóstico, podendo ocorrer edemas, abcessos e outros processos inflamatórios.

A importância de se fazer um tratamento de canal, primeiramente é manter a função mastigatória do dente até o tempo correto de esfoliação, e servir de guia de erupção para o dente que vai vir. Quando não é realizado o tratamento endodôntico ou o retratamento, deixando o dente aberto a contaminação bacteriana e por restos alimentares mantém ativo o processo cariogênico e segue em direção ao dente permanente sucessor que já nasce com problema de mal formação por rompimento precoce da cripta ou até mesmo cariado.

Quando o processo da cárie é generalizado e o paciente está na etapa de adequação do meio bucal, o mesmo deve ter mudança dos hábitos de higiene e utilizar o fio dental, para que não haja recidiva na região interproximal entre os dentes, contaminando o canal pela região lateral, complicando o prognóstico do retratamento que deve ser feito para tentar manter este dente durante o período necessário para exercer função mastigatória e não comprometer o desenvolvimento e o nascimento do dente permanente.

Os dentes de leite quando sua raiz é reabsorvida pelo dente permanente e já tiverem tratamento de canal realizado, tem que o periodonto estar sadio para que o dente caia normalmente e não precise ser feito extração em consultório por retenção prolongada.